Vídeo de gafanhotos invadindo cidade da Paraíba é fake, diz especialista

Um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra uma nuvem de gafanhotos, na cidade de Monteiro, localizada no Cariri paraibano, é falso. O geógrafo e professor Doutor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ericson Torres, analisou as imagens algumas vezes e concluiu que o vídeo é fake.

De acordo com o especialista, não há vestígios de gafanhotos nas árvores da praça João Pessoa, que é a principal do município. O professor Ericson Torres, também informou que nessas árvores têm várias aglomerações de pássaros, sobretudo da espécie pardal.

O geógrafo ainda explica que no vídeo mostra que o fato aconteceu por volta das 0h e que como os pardais não costumam voar em bando, os pássaros que aparecem nas imagens podem ser andorinhas.

O especialista também diz que não existem vestígios de gafanhotos e nem denúncias. “Eu assisti o vídeo algumas vezes e deu para perceber que não são gafanhotos, são passarinhos, e também creio que não seja, pois não tem vestígios de gafanhotos nas árvores e também não tem denúncia alguma nas propriedades da zona rural”, disse o professor. Veja o vídeo – Aqui!  

Nuvem de gafanhoto

Um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura da Argentina informo que a espécie de gafanhoto está avançando na América do Sul e que causou diversos danos ao país nos anos de 1960. Os ataques também foram relatados em 2015, em 2017 e 2019. De acordo com os argentinos, o inseto não traz risco aos seres humanos e nem transmitem doenças.

No Brasil, nos anos de 1930 e 1940, os gafanhotos causaram perdas às lavouras de arroz e que nenhuma outra nuvem do inseto havia sido formada.

As informações são do Portal T5, parceiro do FontePB

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!