OPINIÃO: Teotônio continua firme e forte na disputa eleitoral de Guarabira

Ouvimos o Pré-Candidato a Prefeito de Guarabira, Antônio Teotônio (PDT) sobre os desdobramentos políticos e jogo de alianças locais. De acordo com o mesmo, viu com normalidade e afirmou que faz parte do jogo político democrático, que é o seu campo de atuação, mas achou estranho que, os grupos que viviam se engalfinhando há anos, e por conveniências políticas momentâneas se juntarem.

“Eu nasci no campo, sou filho de agricultor e meu primeiro lápis foi um cabo de enxada, depois consegui estudar e me tornei um Professor, passei da enxada para o giz, mas continuei galgando mais conhecimentos até me formar em Direito. Então, do lápis e do giz, cheguei a caneta e aos fóruns e tribunais. Olhe que sempre defendi quem podia e quem não podia pagar, pois não adianta subir na vida e perder as pessoas de vista. Então quem é Guarabirense, conhece a minha história de vida e sabe da firmeza dos meus propósitos para com Guarabira”

Da minha experiência como professor posso dizer que “Determinadas alianças são como misturar água e óleo”. Até um jovem de 8º ano, em suas aulas de ciência, sabe que não haverá uniformidade nessa formula. Sem citar nomes, Teotônio disse que, como advogado, já conhece os desdobramentos desastrosos de determinadas alianças, apenas para tentar ganhar uma eleição, mas depois dos resultados, começam as brigas ou disputas internas e quem sai perdendo mesmo é a população. “Isso é como casamento forçado de dois jovens que viviam brigando e ficam grávidos, casam vão morar com os pais e, as vezes só demora até o filho nascer”. Ele já viu muito isso, na Vara da Família, a briga pela guarda do filho ou para o pai pagar a pensão.

Nossa edição perguntou diretamente sobre a Aliança do MDB do ex-governador Roberto Paulino com o Cidadania do governador João Azevedo, para a disputa em Guarabira, sendo Teotônio do PDT da Vice-Governadora Lígia Feliciano. Teotônio respondeu que o PDT continua firme e forte na disputa em Guarabira, pois é um projeto do Partido em nível nacional, em tendo condições, lançará candidatura própria em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, nesse caso, seguirá cumprindo as determinações do Partido.

Teotônio nos disse que tanto ele, quanto seu grupo, no primeiro momento, viram com estranheza a Coligação entre o MDB e o Cidadania de Guarabira, pois se trata de dois grupos que eram oposição em escala estadual, bem como em escala local, tendo havido um racha direto e a implosão do antigo grupo Girassol de Guarabira, que era ligado ao ex-Governador Ricardo Coutinho (PSB). Teotônio nos disse que  entrou na política sabendo que enfrentaria todos os tipos de adversidades, inclusive, assistir alianças de grupos rivais, mas está pronto para a batalha e tem um Projeto para transformar Guarabira para melhor.

Teotônio disse que determinadas alianças ou coligações, ajudarão ainda mais ao povo a escolher o diferencial da política, pois se grupos que não se bicavam de jeito nenhum, agora se unem, fica fácil para separar o “joio do trigo”. As vezes alguns grupos políticos, acham que o povo é massa de manobra, mas quando existe um projeto consolidado, como o do PDT, que vem sendo construído há um bom tempo, não serão as conveniências políticas de última hora para mudar os rumos do projeto do PDT de Guarabira, pois o grupo está firme e forte para disputar esse pleito eleitoral.

Teotônio ainda afirmou que, em política, alguns grupos locais, querem se perpetuar no poder, mas, pelo que observa nas ruas e nas comunidades, a população já está cansada de mais do mesmo. Sua candidatura é um anseio social e sua aliança será com o povo que quer mudanças reais para Guarabira e com a força do Soberano Deus e a vontade popular, poderá quebrar esse esquema ou ciclo que se repete há quase quatro décadas. Sua candidatura é uma oportunidade para aqueles eleitores que querem mudança de fato.

Também indagamos Teotônio sobre a decisão do PT de Guarabira em seguir a aliança com o MDB/Cidadania. Teotônio foi direto e relembrou que o PT de Guarabira segue suas contradições internas, pois se esqueceu que o impeachment de Dilma foi todo orquestrado pelo P(MDB), que votou pelo fim do governo e que os petistas brandaram como um Golpe contra a presidenta e contra a democracia brasileira. Ele ainda lembrou que 59 deputados federais do P(MDB) votam contra o PT. que todos os 08 deputados federais do Cidadania (PPS na época), votaram pelo impeachment de Dilma. Enquanto 12 deputados federais do PDT foram contra o impeachment de Dilma. Nesse caso, o PDT honrou a defesa dos valores democráticos.

Teotônio avaliou que uma parcela do PT local tem memória curta e ou se utiliza do expediente do oportunismo político, quando escolhe a aliança com os partidos que destruíram os dois últimos anos do governo Dilma (PT). Mas ele nos disse que, essa decisão do diretório local, não representa os anseios de centenas de filiados e velhos militantes que querem mudança de fato e até lutavam por uma candidatura própria do PT para honrar a tradição histórica do PT nacional. Teotônio acredita que os petistas verdadeiros não aceitarão seguir aqueles que traíram Dilma/Lula e a grande maioria dos brasileiros que os elegeram.

Para concluir indagamos o pré-candidato do PDT sobre, se seria possível uma aliança com o pré-candidato Marcos Diogo (PSDB). Teotônio nos respondeu que, sua candidatura esta mantida, firme e forte e é um projeto de oposição a atual gestão, pois mesmo tendo contribuído na eleição do ex-prefeito Zenóbio Toscano (In memoriam), rompeu politicamente com o grupo e escolheu seguir um novo projeto puro, que não represente nenhuma das duas antigas forças políticas de Guarabira, pois na política, assim como em determinadas amizades, as vezes é melhor andar com o povo do que mal acompanhado.

Teotônio finalizou dizendo que, o projeto político do PDT para Guarabira, não é uma ambição pessoal, mais um chamado da sociedade, pois em toda a sua vida pessoal, profissional e recentemente política, desde que sua esposa Josineide (Neide de Teotônio – PDT) se tornou a vereadora mulher mais votada de Guarabira, pela vontade do povo e em seu primeiro mandato, que as pessoas vinham pedindo a candidatura de Teotônio para prefeito, então, aceitar esse chamado popular para o grande desafio em administrar Guarabira, se tornou uma missão e, mesmo em meio as dificuldades, as adversidades e as tentativas de rasteiras “o mago velho” está aqui para o que der e vir, sempre com muita fé em Deus e crença naqueles que apostam na mudança política de Guarabira.

___________

*Antônio Teotônio é filho de agricultores, nasceu na zona rual de Guarabira. Fez todos os seus estudos na rede pública, formou-se em Letras pela UEPB, fez Especialização na área e seguiu os estudos até fazer o Bacharelado em Direito, também pela UEPB. Sempre esteve na linha de frente em defesa das suas profissões e no fortalecimento da OAB-Seção Guarabira, tendo sido Presidente da mesma. Esta será seu primeira primeira disputa político eleitoral enquanto candidato.

Por Redação FontePB com Belarmino Mariano

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!