OAB e 4º BPM se reúnem para tentar a reconciliação institucional, depois de prisão de advogado

Nesta sexta-feira (6), um encontro envolvendo a alta cúpula da Polícia Militar na região e da Ordem dos Advogados do Brasil, se reuniu num esforço institucional para buscar selar a paz, depois do episódio que culminou com do advogado Fábio Meireles, o que resultou em diversas notas de repúdio e de solidariedade.

A reunião foi articulada pelo comandante do 4º BPM, coronel Gilberto Felipe, e contou com a presença do presidente da Subseção da OAB-Guarabira, Alberto Evaristo, e de representante da Seccional da OAB-PB.

Leia mais: Em Guarabira, clima ‘esquenta’ na política com advogado preso, repúdio da OAB e major da PM afastado 

Leia mais: “O governador só afastou o major porque a coligação era sua aliada em Guarabira”, dispara Cabo Gilberto – VÍDEO

As falas dos presentes foram no sentido de manter a relação institucional respeitosa entre Polícia Militar e OAB, reconhecendo o papel de cada uma na democracia e na manutenção da ordem pública e da segurança pública.

O major Silva Ferreira, oficial que esteve diretamente envolvido na prisão e o advogado Fábio Meireles estavam presentes e fizeram um gesto de reconciliação ao se cumprimentarem.

Nas redes sociais, foi compartilhado um texto atribuído ao coronel Gilberto comemorando a reconciliação.

“Após a calorosa recepção ao Presidente da OAB-Guarabira, Dr Alberto e mais quatro advogados, inclusive com representação da OAB-Paraíba, na pessoa da Dra. Jane, representando o Presidente da OAB-Paraíba, por ocasião da reunião, de uma maneira bastante confraterna e amistosa, advogados e Oficiais se pronunciaram acerca de suas respectivas atividades profissionais, no que ao término do singelo evento, todos selaram o pacto de harmonia, pousando para fotografias”, disse.

O coronel destaca que houve o encontro entre os personagens centrais do entrevero, major Sila Ferreira e o advogado Fábio Meireles.

“O momento mais marcante do encontro das duas renomadas instituições, foi quando o Advogado Fábio Meireles e Major Silva Ferreira se abraçaram e trocaram fraternas mensagens, sinalizando que não ficaram rusgas nem ressentimentos em relação ao episódio ocorrido na tarde do último domingo em Guarabira, por ocasião de uma propaganda eleitoral irregular, quando ambos os profissionais ali exerciam suas funções”, destacou o comandante.

A iniciativa do comando da PM em Guarabira foi também para evitar o ato de desagravo programado para ocorrer na próxima segunda-feira (9), em frente ao quartel da PM em Guarabira. O desagravo foi aprovado em assembleia realizada pelo conselho estadual da OAB-PB.

Por causa da prisão do advogado, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), determinou ao comando geral da PM o afastamento do major para que sejam apuradas as responsabilidades.

O Clube dos Oficiais da PM, em nota, criticou a postura do governador em afastar o major sem oferecer o sagrado direito de defesa.

 

Fonte: Jota Alves, do Portal25horas
Siga-nos no Instagram @FontePB

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!