Ex-presidente da Câmara de Gurinhém é condenado por Improbidade Administrativa

O juiz Glauco Coutinho Marques prolatou sentença nos autos da ação nº 0000383-44.2014.815.0761, condenando o ex-presidente da Câmara Municipal de Gurinhém, Rozinaldo Bezerra da Silva, pela prática de Improbidade Administrativa. Foram aplicadas as seguintes penalidades: suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição do réu de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos e pagamento de multa civil de 10 vezes o valor da sua última remuneração como presidente da Câmara.

De acordo com a sentença, as condutas praticadas pelo ex-gestor foram ausência de pagamento de contribuições securitárias patronais no valor de R$ 24.636,78; gastos do Poder Legislativo em percentual acima do limite estabelecido na Constituição Federal; e gastos com folha de pessoal em percentual acima do estabelecido na Constituição Federal.

“As despesas com pessoal e gastos do poder legislativo acima do percentual estabelecido na Constituição Federal caracterizam ato doloso, tendo o promovido plena ciência de sua ocorrência vez que possuía serviços de contabilidade destinado a aferir tais percentuais. Já o não pagamento das contribuições securitárias patronais constitui também ato doloso expressamente previsto como ato de improbidade administrativa descrito no artigo 11, inciso II, da Lei 8.492/92, pois o gestor tinha pleno conhecimento dos descontos efetuados da parte dos empregados destinados a previdência social, bem como sabia da obrigação correspondente a parte patronal”, destacou o juiz em sua decisão.

Em despacho publicado no Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira (8), o magistrado determina a intimação da parte promovida, por meio de seu advogado, para tomar ciência do inteiro teor da sentença.

Da decisão cabe recurso.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!