Evite acidentes elétricos ao utilizar o celular conectado à tomada

Imagem: Reprodução/ Energisa

Utilizar o celular enquanto carrega parece inofensivo, não é mesmo? Mas não é. Os recentes casos de acidentes com adultos e crianças, registrados na Paraíba trazem o alerta sobre o perigo dessa prática, além da necessidade de ficar atento a alguns cuidados importantes no uso dos aparelhos móveis.

Assista os stories no instagram @FontePB

De acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2022, foram registrados cerca de 12 acidentes por choque elétrico, sendo 6 fatais, causado por uso inadequado de celulares. Esse número representa 4% do total de acidentes elétricos domésticos registrados no ano passado.

Os aparelhos quando estão ligados na tomada sofrem com o aumento da temperatura e esse superaquecimento pode causar uma explosão. Outro ponto de atenção é o estado de conservação dos cabos de carregadores, que podem estar com fiação exposta, aumentando o risco de choque elétrico”, destaca Felipe Costa, engenheiro eletricista e gerente de operações da Energisa na Paraíba. Costa alerta ainda sobre a importância de se utilizar acessórios originais, com certificação, assim como verificar a qualidade das instalações elétricas internas das residências para evitar acidentes.

Os cuidados são ainda maiores se estiver chovendo. “Orientamos que evite usar aparelhos conectados à tomada durante as chuvas, nesses períodos há maior incidência de descargas atmosféricas, que podem atingir a rede e, caso o celular esteja carregando, pode conduzir a corrente elétrica e causar acidentes”. O especialista traz ainda o alerta sobre uma prática comum, principalmente entre os adolescentes: o uso de fones de ouvido. Segundo Costa, a orientação é de jamais utilizar os acessórios quando o celular estiver ligado à tomada devido ao grande risco de choque elétrico.

É possível evitar situações como as informadas, seguindo alguns cuidados básicos de segurança. Confira algumas orientações:

  • Não abafe o celular, por isso, evite deixar o aparelho carregando embaixo do seu travesseiro ou do seu corpo. O superaquecimento pode prejudicar a bateria do seu celular ocasionando problemas como explosões ou incêndios;
  • Evite carregar o aparelho celular durante chuvas fortes e longas, afinal raios podem atingir a rede elétrica de sua região. Caso isso ocorra enquanto você utiliza o aparelho na tomada existe o risco de choque;
  • Opte sempre por cabos originais, utilizar os acessórios adequados pode fazer com que o aparelho e sua saúde sejam preservados;
  • Se for necessário fazer a troca da bateria de um aparelho celular, opte pela original. Utilizar peças falsas podem comprometer o aparelho, além disso, baterias podem acabar dilatando por serem compostas por elementos químicos que podem ocasionar explosões;
  • Não utilize fones de ouvido enquanto o aparelho carrega;
  • Não deixe o celular carregando em locais úmidos;
  • Não deixe o carregador na tomada após concluir o carregamento do aparelho.

FontePB com Energisa

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!