Bebê se engasga dentro de carro e é salvo por equipe do Samu, na Paraíba

Imagem: Captura de Tela

Na noite desta segunda-feira (27), um bebê foi salvo por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após sofrer um engasgo dentro do carro, no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa.

Leia mais notícias em FontePB.com
Siga o nosso instagram @FontePB

O bebê de 4 meses estava no carro com os pais que trafegavam pela região sul de João Pessoa quando o bebê começou a se engasgar. O Samu foi acionado pelo casal e dois profissionais de saúde chegaram rapidamente ao local de moto.

O técnico de enfermagem Rafael Moura foi quem realizou a “Manobra de Heimlich” no bebê e contou que quando chegou encontrou os pais desesperados. Rafael disse que desceu rapidamente da moto, pegou o bebê e iniciou o procedimento. Pouco tempo depois a criança chorou e para eles isso era um bom sinal.

Uma equipe de Suporte Avançado do Samu também esteve no local e um médico avaliou a criança para identificar se alguma sequela ou consequência havia ficado após o engasgo. Nada de anormal foi constatado mas mesmo assim os pais levaram o bebê há um hospital particular para realizar exames por imagem.

A “Manobra de Heimlich” é um procedimento que alivia imediatamente a asfixia que obstrui as vias respiratórias e pode ser realizada em qualquer pessoa de qualquer idade, mas de maneiras diferentes. No caso dos bebês, eles devem ser apoiados na perna com uma das mãos e bater nas costas com a outra cinco vezes com compressões firmes.

Em crianças maiores e adultos, a vítima deve ser abraçada por trás e as mãos do socorrista fica na região do abdômen da vítima, entre o umbigo e o tórax, fazendo força para dentro e para cima. As manobras podem ser realizadas porque estiver por perto e não só por profissionais de saúde. Ajuda também pode ser pedida pelo Samu 192, Bombeiros 193 ou Polícia 190.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portal FontePB (@fontepb)

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!