Banhistas sem máscaras são multados em praias do Rio de Janeiro

Uma blitz da Guarda Municipal do Rio multou banhistas que desobedeceram a determinação de usar máscaras e a proibição de permanecer nas areias das praias cariocas neste sábado (11). A cidade entrou nesta sexta-feira (10) na terceira fase da flexibilização da quarentena, que permite o acesso às praias apenas para a prática de atividades esportivas individuais.

Nesta semana, o prefeito Marcello Crivella (Republicanos) informou que só deve liberar de vez o acesso à orla quando a taxa de transmissão do novo coronavírus estiver próxima de zero ou quando houver vacina para a doença. As equipes da Guarda Municipal abordaram pessoas no calçadão e nas areias da praia de Copacabana, na zona sul da cidade.

O uso de máscara é obrigatório em locais públicos do Rio desde o dia 21 de maio. A multa para quem desobedece a determinação é de R$ 107. “A multa tem um viés educativo, pois enfatiza a necessidade de se tomar o cuidado de colocar máscara de proteção quando precisar sair na rua”, explicou José Ricardo Soares, comandante da Guarda Municipal.

Em um mês de atuação, a entidade registrou 1.289 infrações sanitárias. Do total de infrações registradas entre os dias 5 de junho e 8 de julho, 737 foram pela falta do uso de máscara facial, sendo 568 constatadas em via pública e 169, dentro de estabelecimentos comerciais.

Os cariocas aproveitaram o sábado para passear nos parques da cidade, que reabriram na última quinta (9) -com exceção da Quinta da Boa Vista e do Parque Madureira, na zona norte. Para frequentar os locais, é obrigatório o uso de máscaras. Também é proibido causar aglomeração.

No Parque Nacional da Tijuca, na zona norte, e no Parque Lage, na zona sul, o acesso de veículos motorizados continua proibido. Também não é possível visitar mirantes, cachoeiras, duchas, rios, lagos, lagoas, praças e áreas compartilhadas. São permitidos grupos de até dez pessoas.

O Jardim Botânico só receberá visitantes com agendamento prévio pelo site. Alguns espaços do local continuam fechados para evitar concentração de pessoas.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!