Cordel e Cultura: GICI celebra 30 anos com palestra do poeta Hosmá Passos

O Grupo de Incentivo Cultural de Itaporanga (GICI) segue promovendo uma rica programação na II Semana Cultural do GICI, em alusão aos seus 30 anos de fundação. Na noite do dia 19 de agosto, o poeta Hosmá Passos ministrou a palestra “Cordel Saber”, reunindo sócios, convidados e amantes da cultura local.

O encontro aconteceu na sede do GICI, instalada na antiga Escola Municipal Professora Justina Emília Crizanto, no Conjunto Chagas Soares, e trouxe reflexões sobre a importância da literatura de cordel como ferramenta de educação, identidade e preservação cultural.

O evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Juventude, Desportos e Lazer de Itaporanga, Douglas Leite, além do fundador do GICI, Odilon Fernandes, e do diretor Victor Fernandes, representando a atual presidente da instituição, Andriene Santos.

Durante a programação, foram distribuídos cordéis produzidos por estudantes do município em oficinas ministradas pelo próprio Hosmá Passos, fortalecendo a valorização do talento local e incentivando novas gerações a se aproximarem da arte popular nordestina.

Com essa ação, o GICI reafirma seu compromisso de três décadas com a promoção da cultura, da educação e da arte em Itaporanga.

 

Compartilhe